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Lev Vygostky
A FORMAÇÃO INTEGRAL E OS VALORES HUMANOS

Os valores humanos, presentes no material didático da coleção Nossos Valores, estão presentes em todo o processo educativo, não sendo apenas um pretexto, mas constituindo-se como articuladores da educação integral que propomos. O ensino dos valores é, ainda, um pressuposto da formação, que está muito além da informação.
Esses valores não se constituem como um tópico ou uma seção no material apresentado; eles perpassam as áreas de conhecimento e estão presentes nas abordagens dos temas, bem como nas atividades propostas. Isso vale tanto para os alunos como para todos aqueles que, direta ou indiretamente, irão usar o material, especialmente para os educadores, dada a importância que têm no processo de ensino-aprendizagem e no contexto social como um todo.
A apropriação dos valores humanos se dá de forma dialética, ou seja, teoria e prática formam uma dupla complementar e interdependente. O material favorece o empoderamento, uma vez que, também dialeticamente, somos produto e, ao mesmo tempo, produtores, criadores de nossa cultura.
Quando assumimos que essa criação é também nosso papel, por meio da ação e da reflexão permanentes, ou seja, da práxis, deixamos de ser meros reprodutores. O processo de ensino–aprendizagem de valores tem por objetivo contribuir para a interiorização de valores humanos, não de forma mecânica, mas de maneira consciente, como uma decisão. Dessa forma, os alunos não serão “treinados” para o uso de valores, mas serão partícipes de sua criação, tendo como base a reflexão sobre as ações.
A proposta da coleção, de oferecer a alunos e educadores uma concepção de educação na qual estejam presentes valores humanos como parte de um projeto de educação integral encontrou um grande desafio: o de articular a legislação vigente da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil - RCNEI, Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9394/96, Plano Nacional de Educação – PNE e Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE) - composta por conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais -, aos valores humanos e à necessária flexibilidade e objetividade. O trabalho exigiu, ainda, uma articulação delicada e cuidadosa com os pressupostos do referencial teórico sociointeracionista e com o projeto específico da coleção.
Assim, o material foi concebido e elaborado considerando a contextualização objetiva dos temas, mas deixando amplo espaço para a autonomia dos educadores, ou seja, configura-se como um apoio que deve ser adequado a cada contexto particular. Esses contextos particulares devem, contudo, necessariamente ter como objetivo a construção de um mundo no qual sejam:
Respeitadas as diferenças, vistas como riqueza da pluralidade cultural.
Articuladas ação e reflexão, num movimento espiral ascendente.
Favorecidos o respeito ao próximo e a si mesmo e a preservação do meio ambiente.
Propiciado um ambiente favorável ao desenvolvimento de uma educação para a saúde, para a paz, para a empatia e para a formação cidadã.
Como sabemos, é o exercício contínuo desses valores, por meio de atividades e de dinâmicas, que poderá desenvolver em nossas crianças e adolescentes o respeito à vida, a compreensão mútua, o sentido de justiça e de equidade, a responsabilidade social, a solidariedade, a honestidade e a ética.
Esse mundo melhor não está fora das nossas possibilidades de ação. Ao contrário, ele se dá em decorrência delas, da formação consciente e da prática cotidiana, da organização e da mobilização social e da participação democrática no processo de transformação do mundo que temos para o mundo que queremos.

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