Educação Infantil
Ensino Fundamental
Literatura
Assessoria
Gênese Digital
Página Inicial > SISTEMA GÊNESE
Notícias
Eventos

Frase da Semana
“Nós nos tornamos nós mesmos através dos outros”

Lev Vygostky
SISTEMA GÊNESE

Conhecimento e despertar crítico

A Coleção do Ensino Fundamental Anos Finais privilegia a construção do conhecimento, considerando o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno. Nesta etapa da Educação Básica, o aluno é convidado a construir conceitos, com ênfase na reflexão (pensar, questionar, discutir, argumentar) e na ação (intervir em realidades do seu dia a dia, buscando soluções e agindo com senso crítico e reflexivo), por meio do movimento operatório.
A concepção dos livros didáticos do Ensino Fundamental alinha-se aos seguintes pressupostos:
Considerar o aluno como um ser que constrói sua própria história e que o faz fundamentado em valores, crenças, cultura e na possibilidade de refletir e de agir com base nessas reflexões.
Considerar o ambiente escolar como um dos espaços mais importantes na criação desses valores e na reflexão sobre si, o outro, as relações interpessoais e o mundo.
Instigar a busca por uma visão do todo, superando a fragmentação do ensino e a simples reprodução do conhecimento.
Distinguir informações de conhecimento e, consequentemente, o ato de informar do ato de educar.
Propor atividades nas quais o foco é o aluno e suas relações interpessoais e com o meio. Dessa forma, ele se torna sujeito de seu aprendizado, e o professor, mediador do processo de ensino-aprendizagem.
Estimular a produção do conhecimento, buscando a formação de sujeitos críticos e criativos.

Filosofia

Evoluindo e fazendo evoluir

A filosofia que norteia os livros didáticos do Ensino Fundamental Anos Finais busca a superação da visão fragmentada e tecnicista do ensino e de uma educação pautada pela mera transmissão de conteúdos. Entendemos que um modelo educacional que imprima significado à aprendizagem e que vá além da preocupação com a aprovação nos vestibulares – sem que isso seja desconsiderado – faz-se necessário. Assim, buscamos propiciar práticas educativas em favor da construção e do desenvolvimento da autonomia de professores e alunos, para que estes sejam preparados para a vida na sociedade atual.
A formação de cidadãos íntegros, autônomos, críticos e capazes de agir é o principal foco da filosofia presente na elaboração dos materiais e dos serviços.

Estrutura do material

Pensando na concretização dos objetivos de formar cidadãos criativos, críticos, reflexivos e transformadores, a Brasil Cultural oferece aos alunos quatro livros integrados, um por bimestre, contendo as seguintes áreas do conhecimento:
Arte
Ciências
Geografia
História
Língua Inglesa
Língua Portuguesa
Matemática

Além disso, oferece material suplementar para o aluno:
Atualidades – disponível para o 9º ano.
Orientação de estudos – indicação dos conteúdos referentes ao simulado.
Rendimento – desempenho da escola conveniada, por componente curricular, no simulado bimestral.
Simulados – avaliações bimestrais, incluindo redação.
Tabela de Química – disponível para 8º e 9º ano.
Tabela de regras de acentuação gráfica – disponível do 6º ao 9º ano. Principais características do material por área do conhecimento

Língua Portuguesa

Conteúdo dividido em unidades temáticas, que, por sua vez, estão divididas em lições.
Dá ênfase aos textos literários, embora trabalhe também com textos práticos que todo cidadão pode ter necessidade de produzir na sua convivência social e profissional: cartas, anúncios, cartazes, classificados, etc.
Enfatiza a formação do leitor crítico, por meio de atividades de exploração de texto.
Trata os textos como ponto de partida para o estudo da Língua, ou seja, trabalha com conteúdos significativos.
Gramática normativa aplicada ao texto.

Matemática

Resolução de problemas que favorecem a investigação constante como uma fonte geradora de novos problemas.
Reconhece diferentes resoluções para os problemas, desenvolve formas diferentes de pensamento e raciocínio, promovendo a apropriação dos conteúdos.
Busca desenvolver, no aluno, a motivação para aprender matemática em seu cotidiano.
Promove desenvolvimento de habilidades, como indução, dedução, intuição, generalização; e de competências, como argumentação, além de incentivar a criatividade.
Trabalha com jogos estratégicos sobre o assunto tratado, atividades lúdicas que imprimem maior interesse e motivação para aprender.

Arte

Estimula a melhoria da expressão artística e a participação do aluno no ambiente cultural em que vive.
Estimula o desenvolvimento do senso estético.
Promove o desenvolvimento das potencialidades perceptivas, imaginativas ou fantasiosas.
Propicia a reconstrução de conceitos em relação à linguagem da arte, ampliando os conhecimentos e estimulando o aluno a desenvolver seu senso crítico.
Propõe um roteiro de estudos e exercícios resolvidos, com a finalidade de orientar o aluno para o estudo individual.

Ciências

Apresenta, em cada capítulo, textos teóricos e atividades, seguidos de indicações de sites e, eventualmente, filmes e documentários relacionados aos assuntos abordados.
Instiga a levar professores e alunos a um novo pensar em relação à área, em que os conteúdos são trabalhados como um exercício de compreensão de um universo de fenômenos. Esses fenômenos devem ser compreendidos em sua totalidade e sob diversas perspectivas.
Possui caráter interdisciplinar, o que permite que o aluno tenha uma visão mais integrada do conhecimento, propiciando maior entendimento e desenvolvimento do senso crítico;
Propõe o desenvolvimento de jovens observadores e criativos, que abracem sua vida pessoal e profissional com forte espírito crítico.

História

Apresenta interligação entre os temas, analisando conjuntamente o que ocorria em diferentes espaços em um mesmo momento histórico.
Intensifica a importância de apresentar conteúdos sempre carregados de significado e sua correlação com o presente.
Valoriza a formação de jovens críticos e interessados, capazes de selecionar e relacionar fatos.
Valoriza os conceitos fundamentais que permeiam a História, articulando seu próprio conhecimento com o conhecimento acumulado pela humanidade.

Geografia

Apresenta maior enfoque na alfabetização cartográfica, com propostas de atividades de produção de mapas.
Estabelece interação com outras áreas do conhecimento, especialmente, História, Língua Portuguesa e Ciências.
Propõe a alfabetização geográfica, ou seja, a valorização das categorias trabalhadas na Geografia, dentre as quais: lugar, paisagem, território, espaço geográfico e social e da região.
Propõe atividades diferenciadas, utilizando diversas mídias (matérias de jornal, revistas, televisão, cinema, obras literárias e artísticas, além da internet), incitando o debate e a discussão em sala de aula.

Língua Inglesa

Grammar Reference, seção que sistematiza, em português, a gramática trabalhada no decorrer de cada unidade, e Focus on reading and writing, seção em que a leitura é trabalhada como ponto de partida para a escrita.
Seção Extra, com indicações de filmes, sites, livros ou canções que têm alguma ligação com o que foi aprendido na unidade.
Seção Learning to learn, que ajuda o aluno a aprender a estudar, ou seja, contribui para o desenvolvimento da autonomia.
Sugestão de projetos no final de todas as unidades (Project work).
Unidades divididas em lições e seguidas de uma Review unit.
Glossário de dupla entrada: inglês-português / português-inglês.
Dicas de estratégias de leitura e de compreensão auditiva em todas as unidades.
Informações e curiosidades, ressaltando diferenças entre nossa cultura e as de povos de língua inglesa.
“Chamadas” que mostram como os textos do livro de Inglês se relacionam com outras matérias ou temas transversais.
Seção especial Learning about life – presente no final de cada bimestre, traz um rico trabalho interdisciplinar, cultural e transversal, para ser utilizado pelo aluno de forma independente e autônoma.

Notícias
Eventos

Frase da Semana
“Nós nos tornamos nós mesmos através dos outros”

Lev Vygostky

BLOG

Artigos

“Nenhum homem é uma ilha”, escreveu John Donne, poeta inglês do século XVI. Adaptando para nossos dias, dizemos que nenhum ser humano é uma il... NENHUM SER HUMANO É UMA ILHA

Reflexões

A prática da docência exige estima, ou seja, desejar o melhor para as pessoas, em particular, para os alunos. A prática educativa não prescinde do... ESTIMADO ALUNO, ESTIMADO MESTRE

Notícias

Aconteceu, nos dias 25 e 26 de agosto, o Encontro de Gestetores 2016, com o tema: “A educação especial na perspectiva da educação inclusiva”. ... Encontro de Gestetores 2016

Onde Estamos

Av. Brig. Eduardo Gomes, 1.900
Bairro Residencial Vale Verde (Aeroporto)
Marília/SP
CEP: 17.514-000
Tel.: 14- 3432-1567

Redes Sociais


2017 © Editora Brasil Cultural. Todos os direitos reservados.