Educação Infantil
Ensino Fundamental
Literatura
Assessoria
Gênese Digital
Página Inicial > SISTEMA GÊNESE
Notícias
Eventos

Frase da Semana
“Nós nos tornamos nós mesmos através dos outros”

Lev Vygostky
SISTEMA GÊNESE

O Ensino Fundamental Anos Iniciais do Sistema Gênese de Ensino está alicerçado na proposta de construção da aprendizagem, a qual se dá de forma interativa com o meio e nas relações interpessoais. Também tem como eixo os quatro pilares da educação, que visam ao desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
O material proporciona relação entre ação e reflexão, estimulando os trabalhos individuais e coletivos, de modo a favorecer um processo de aprendizado dialético (ação-reflexão-ação). Assim, as teorias são trazidas para o campo concreto, em situações reais, para que os conteúdos façam sentido e sejam compreendidos e assimilados, não apenas decorados.

A coleção é organizada em livros bimestrais integrados, sendo:

1º ano – 4 livros integrados.
2º a 5º ano – 8 livros integrados por ano.

Acreditando que a educação se dá por meio de amplo diálogo entre as áreas do conhecimento (interdisciplinaridade e transdisciplinaridade), o Sistema Gênese criou personagens que fazem parte do cotidiano escolar do aluno, de maneira a contribuir com momentos significativos de estudo.

O material para o Ensino Fundamental oferecido pelo Sistema Gênese de Ensino, fundamentado nos Parâmetros Curriculares Nacionais e no Referencial Curricular Nacional, respeita as características de cada faixa etária. Assim, proporciona ao aluno, no 1º ano, um aprendizado lúdico e desafiador, capaz de auxiliar no desenvolvimento das práticas de leitura e escrita, bem como estimular a aquisição de novos conhecimentos. Os livros para essa faixa etária são compostos pelas seguintes áreas do conhecimento:
Arte
Ciências
História e Geografia
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Matemática

Já o material de 2º a 5º ano possibilita a criação de condições para que os alunos possam, gradativamente, desenvolver capacidades relacionadas à tomada de decisões, à construção de regras, à cooperação, à solidariedade, ao diálogo e ao respeito a si mesmo, ao outro e ao meio. Dessa forma, trabalha com o desenvolvimento do senso de justiça, da empatia, da construção de valores e de ações de cuidado para consigo e para com os demais. Os livros para essa faixa etária são compostos pelas seguintes áreas do conhecimento:
Arte
Ciências
História e Geografia
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Matemática

Metodologia

A metodologia do Sistema Gênese está embasada em seus pressupostos pedagógicos. Sua abordagem evidencia-se pela sequência didática conduzida por uma iconografia criativa, que valoriza atividades lúdicas e desafiadoras, favorecendo o desenvolvimento humano, social e cognitivo do aluno, de forma a facilitar o processo de ensino/aprendizagem.
A variedade de tipologias textuais estimula a narração de histórias, as rodas de conversa e a apreciação musical por meio de parlendas e trava-línguas, além da exploração de um grande leque de estilos. A ampliação do vocabulário acontece de forma natural, por meio de pesquisas que proporcionam momentos de intensa sociabilização.

 

Notícias
Eventos

Frase da Semana
“Nós nos tornamos nós mesmos através dos outros”

Lev Vygostky

BLOG

Artigos

“Nenhum homem é uma ilha”, escreveu John Donne, poeta inglês do século XVI. Adaptando para nossos dias, dizemos que nenhum ser humano é uma il... NENHUM SER HUMANO É UMA ILHA

Reflexões

A prática da docência exige estima, ou seja, desejar o melhor para as pessoas, em particular, para os alunos. A prática educativa não prescinde do... ESTIMADO ALUNO, ESTIMADO MESTRE

Notícias

Aconteceu, nos dias 25 e 26 de agosto, o Encontro de Gestetores 2016, com o tema: “A educação especial na perspectiva da educação inclusiva”. ... Encontro de Gestetores 2016

Onde Estamos

Av. Brig. Eduardo Gomes, 1.900
Bairro Residencial Vale Verde (Aeroporto)
Marília/SP
CEP: 17.514-000
Tel.: 14- 3432-1567

Redes Sociais


2017 © Editora Brasil Cultural. Todos os direitos reservados.