Educação Infantil
Ensino Fundamental
Literatura
Assessoria
Gênese Digital
Página Inicial > MUNDO DO BEBÊ
Notícias
Eventos

Frase da Semana
“Nós nos tornamos nós mesmos através dos outros”

Lev Vygostky
MUNDO DO BEBÊ

Elaborada com a finalidade de assessorar o trabalho do educador, a Coleção Mundo do Bebê proporciona, por meio de atividades de estimulação, maior desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, bem como maior interação entre a escola e a família. As atividades foram desenvolvidas de forma que auxiliem na composição e na prática da rotina pedagógica do educador. Os bebês têm necessidades específicas e características próprias que devem ser consideradas, além de estarem em um período intenso de desenvolvimento. Apoiar com sugestões de encaminhamento e subsidiar momentos de reflexão dos educadores são funções da coleção para o trabalho didático direcionado às crianças desta faixa etária. Proporcionar momentos de aprendizagem de maneira lúdica e o desenvolvimento dos potênciais intelectual e motor com naturalidade são intenções que permeiam a prática pedagógica apresentada no material.

 
Proposta pedagógica

O conteúdo da coleção Mundo do bebê está embasado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI/09) e nos quatro pilares da educação.
A metodologia do material de berçário fundamenta-se na proposta socioconstrutivista, por meio da qual as atividades contribuem para que os bebês possam explorar e descobrir todas as possibilidades de seu corpo. Isso se dá a partir da brincadeira. O ato de brincar não significa apenas divertir-se; é, antes de tudo, a forma mais completa que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo. Além disso, também proporciona a integração e a convivência das crianças em sociedade.

Objetivos

Oferecer condições para que os bebês desenvolvam as seguintes capacidades:
Sensoriais: referem-se ao desenvolvimento dos sentidos.
Psicomotoras: por meio das quais o bebê aprenderá novos movimentos ou aperfeiçoará os que já sabe fazer.
Cognitivas: relacionadas aos desenvolvimentos da memória, da atenção, da criatividade, da expressão, etc.
Sociais: com as quais os bebês terão oportunidade de conhecer normas sociais e se relacionar com outras pessoas.
Afetivas: são as capacidades que levarão as crianças a se expressar de um modo espontâneo e desenvolver sua autonomia.
Propiciar a percepção espacial;
Desenvolver atividades motoras;
Incentivar a liberdade e a espontaneidade;
Desenvolver a linguagem oral, a sociabilidade e os aspectos físicos e mentais em ambiente propício ao seu desenvolvimento socioafetivo;
Estimular a memória, levando-os a identificar figuras, objetos e pessoas.

Assessoria Pedagógica

No processo de construção do conhecimento, as crianças utilizam-se das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade criativa de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Nessa perspectiva, as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem.
O conhecimento não se constitui como cópia da realidade, mas, sim, fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação.
Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular de as crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da educação infantil e de seus profissionais. (Texto adaptado do documento “Política Nacional de Educação Infantil”. MEC/SEF/DPE/COEDI, dez/1994. p. 16-17)
Para tal, a equipe Brasil Cultural conta com profissionais especializados na área de educação, voltados a desenvolver materiais didáticos e assessorias presenciais e pontuais direcionadas a profissionais do segmento.

Notícias
Eventos

Frase da Semana
“Nós nos tornamos nós mesmos através dos outros”

Lev Vygostky

BLOG

Artigos

“Nenhum homem é uma ilha”, escreveu John Donne, poeta inglês do século XVI. Adaptando para nossos dias, dizemos que nenhum ser humano é uma il... NENHUM SER HUMANO É UMA ILHA

Reflexões

A prática da docência exige estima, ou seja, desejar o melhor para as pessoas, em particular, para os alunos. A prática educativa não prescinde do... ESTIMADO ALUNO, ESTIMADO MESTRE

Notícias

Aconteceu, nos dias 25 e 26 de agosto, o Encontro de Gestetores 2016, com o tema: “A educação especial na perspectiva da educação inclusiva”. ... Encontro de Gestetores 2016

Onde Estamos

Av. Brig. Eduardo Gomes, 1.900
Bairro Residencial Vale Verde (Aeroporto)
Marília/SP
CEP: 17.514-000
Tel.: 14- 3432-1567

Redes Sociais


2017 © Editora Brasil Cultural. Todos os direitos reservados.